<b>As influências do desconcerto do mundo renascentista na construção da temática camoniana

  • Paulo Rogério souza Universidade Estadual de Maringá
  • Clarice Zamonaro Cortez Universidade Estadual de Maringá

Resumen

Este artigo propõe a leitura de textos poéticos produzidos por Camões com base na sua experiência de homem do Renascimento. Luís Vaz de Camões (1524-1580) vivenciou os embates sociais marcados pelas mudanças de ordem estrutural e organizacional ocorridas na sociedade portuguesa do século XVI, originando a temática do desconcerto do mundo. Essa experiência está presente nas Rimas e no poema épico Os Lusíadas em diferentes temáticas, revelando um homem dividido entre sentimentos contraditórios e conflitos sociais vivenciados naquele momento histórico. Da leitura de poemas selecionados e dos referentes histórico-biográficos do poeta configura-se a temática do desconcerto do mundo, imortalizada em seus versos e nas grandes mudanças ocorridas no século XVI.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Paulo Rogério souza, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando em Educação pelo Departamento de Educação de Universidade Estadual de Maringá e doutorando em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra. Integra o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Pensamento Educacional (GPTSPE/UEM) e o Grupo de Estudo: Transformações Sociais e Educação nas Épocas Antiga e Medieval (GTSEAM/UEM).
Clarice Zamonaro Cortez, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Poesia Medieval e Clássica. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado). Integrao Grupo de Estudo em Transformações Sociais e Educação nas Épocas Antiga e Medieval (GTSEAM/UEM).

Publicado
2015-04-10
Cómo citar
souza, P. R., & Cortez, C. Z. (2015). <b&gt;As influências do desconcerto do mundo renascentista na construção da temática camoniana. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(1), 63-71. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i1.24292
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus