<b>As influências do desconcerto do mundo renascentista na construção da temática camoniana

  • Paulo Rogério souza Universidade Estadual de Maringá
  • Clarice Zamonaro Cortez Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este artigo propõe a leitura de textos poéticos produzidos por Camões com base na sua experiência de homem do Renascimento. Luís Vaz de Camões (1524-1580) vivenciou os embates sociais marcados pelas mudanças de ordem estrutural e organizacional ocorridas na sociedade portuguesa do século XVI, originando a temática do desconcerto do mundo. Essa experiência está presente nas Rimas e no poema épico Os Lusíadas em diferentes temáticas, revelando um homem dividido entre sentimentos contraditórios e conflitos sociais vivenciados naquele momento histórico. Da leitura de poemas selecionados e dos referentes histórico-biográficos do poeta configura-se a temática do desconcerto do mundo, imortalizada em seus versos e nas grandes mudanças ocorridas no século XVI.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paulo Rogério souza, Universidade Estadual de Maringá
Doutorando em Educação pelo Departamento de Educação de Universidade Estadual de Maringá e doutorando em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra. Integra o Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Pensamento Educacional (GPTSPE/UEM) e o Grupo de Estudo: Transformações Sociais e Educação nas Épocas Antiga e Medieval (GTSEAM/UEM).
Clarice Zamonaro Cortez, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em Poesia Medieval e Clássica. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Assis). Docente do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias e do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado e Doutorado). Integrao Grupo de Estudo em Transformações Sociais e Educação nas Épocas Antiga e Medieval (GTSEAM/UEM).

Publicado
2015-04-10
Como Citar
souza, P. R., & Cortez, C. Z. (2015). <b&gt;As influências do desconcerto do mundo renascentista na construção da temática camoniana. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(1), 63-71. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i1.24292
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus