<b>As influências do desconcerto do mundo renascentista na construção da temática camoniana
Resumo
Este artigo propõe a leitura de textos poéticos produzidos por Camões com base na sua experiência de homem do Renascimento. Luís Vaz de Camões (1524-1580) vivenciou os embates sociais marcados pelas mudanças de ordem estrutural e organizacional ocorridas na sociedade portuguesa do século XVI, originando a temática do desconcerto do mundo. Essa experiência está presente nas Rimas e no poema épico Os Lusíadas em diferentes temáticas, revelando um homem dividido entre sentimentos contraditórios e conflitos sociais vivenciados naquele momento histórico. Da leitura de poemas selecionados e dos referentes histórico-biográficos do poeta configura-se a temática do desconcerto do mundo, imortalizada em seus versos e nas grandes mudanças ocorridas no século XVI.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.