<b>O dialogismo no gênero discursivo notícia

  • Sonia Aparecida Lopes Benites Universidade Estadual de Maringá
  • Dora Rosa da Silva Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: linguagem, relações dialógicas, ensino de línguas.

Resumo

Visando contribuir para o ensino de línguas numa perspectiva bakhtiniana de linguagem, propomos, neste artigo, evidenciar as relações dialógicas nos enunciados do gênero notícia on-line, assim como os princípios de alteridade e responsividade que caracterizam as formulações teóricas do Círculo de Bakhtin. A análise de notícias veiculadas em 2012 e 2013 acerca da crise política causada pelas ameaças feitas pela Coreia do Norte à Coreia do Sul, aos Estados Unidos e ao Japão mostra que elas estabelecem um diálogo entre os enunciados, os discursos citados e os posicionamentos avaliativos a eles inerentes. Além disso, ela permite constatar que os conceitos da teoria dialógica de Bakhtin se aplicam tanto à gênese quanto à recepção dos textos, o que demonstra sua validade em relação ao papel ativo desempenhado pelo autor e também pelo leitor. Concluímos que uma abordagem de questionamento como mola propulsora de um ensino de línguas pautado no diálogo entre o texto, o autor, os alunos e o professor seja uma proposta viável para a dialogização do significado em sala de aula.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sonia Aparecida Lopes Benites, Universidade Estadual de Maringá
Pesquisadora sênior da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e /Fundação Araucária, atuando no programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Maringá, Brasil
Dora Rosa da Silva, Universidade Estadual de Maringá
Professora de Língua Inglesa da rede pública de ensino do Estado do Paraná, mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Publicado
2015-10-01
Como Citar
Benites, S. A. L., & Silva, D. R. da. (2015). <b&gt;O dialogismo no gênero discursivo notícia. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(4), 347-357. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.25028
Seção
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus