<b>O dialogismo no gênero discursivo notícia
Résumé
Visando contribuir para o ensino de línguas numa perspectiva bakhtiniana de linguagem, propomos, neste artigo, evidenciar as relações dialógicas nos enunciados do gênero notícia on-line, assim como os princípios de alteridade e responsividade que caracterizam as formulações teóricas do Círculo de Bakhtin. A análise de notícias veiculadas em 2012 e 2013 acerca da crise política causada pelas ameaças feitas pela Coreia do Norte à Coreia do Sul, aos Estados Unidos e ao Japão mostra que elas estabelecem um diálogo entre os enunciados, os discursos citados e os posicionamentos avaliativos a eles inerentes. Além disso, ela permite constatar que os conceitos da teoria dialógica de Bakhtin se aplicam tanto à gênese quanto à recepção dos textos, o que demonstra sua validade em relação ao papel ativo desempenhado pelo autor e também pelo leitor. Concluímos que uma abordagem de questionamento como mola propulsora de um ensino de línguas pautado no diálogo entre o texto, o autor, os alunos e o professor seja uma proposta viável para a dialogização do significado em sala de aula.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.