<b>A linguagem dos idosos da região sudeste do Brasil: o nível prosódico
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a velocidade de fala de 16 idosos saudáveis, de 50 a 65 anos, provenientes da região Sudeste do Brasil. Os dados foram extraídos do discurso semiespontâneo do banco de dados do ALIB. Para a análise da velocidade de fala (ms/palavra), foi utilizado o programa Transcriber. Os resultados mostraram que há uma variação de velocidade entre sujeitos de diferentes capitais. Idosos de Belo Horizonte apresentam maior velocidade no Sudeste, ao passo que cariocas apresentam a menor velocidade na mesma região. Concluiu-se que a redução da velocidade de fala encontrada na literatura pode não ser reflexo de degeneração por envelhecimento e ter relação com aspectos socioculturais.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.