<b>‘A minha colega’: terceirização e generalização de referentes em relatos de atividades sexuais de risco
Resumo
Por meio da perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa (Sacks, Schegloff, & Jefferson, 1974), analisamos ligações feitas por mulheres a uma Central de Informações sobre Saúde, que oferece gratuitamente informações sobre transmissão, sintomas e prevenção de doenças e faz encaminhamentos a unidades de saúde. O objetivo deste estudo é analisar como os/as interagentes (usuárias do serviço e atendentes) se referem ao/à beneficiário/a da informação requisitada. Algumas usuárias dessa Central de Informações, mesmo sabendo que se trata de um serviço que garante sigilo, evitam revelar-se como beneficiárias da informação e, frequentemente, atribuem a uma terceira pessoa a necessidade da informação. Chamamos esse fenômeno de ‘terceirização’. Outras usuárias se referem ao/à beneficiário/a da informação como ‘a mulher’, ‘a pessoa’, ‘alguém’ etc., ao que chamamos de ‘generalização’. Ao terceirizar ou generalizar o/a beneficiário/a da informação solicitada, as usuárias se eximem da responsabilidade sobre algo que possa ser ‘moralmente questionável’ (Bergmann, 1992), como relação sexual desprotegida, por exemplo. Uma análise de como essa ‘negociação’ acontece nesses atendimentos é particularmente relevante para o contexto interacional investigado, pois a existência de algum/a beneficiário/a é determinante para posteriores e necessários encaminhamentos a centros de saúde.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.