<b>‘A minha colega’: terceirização e generalização de referentes em relatos de atividades sexuais de risco

  • Minéia Frezza Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Ana Cristina Ostermann Universidade do vale do Rios dos Sinos
  • Joseane de Souza Universidade do vale do Rios dos Sinos

Resumen

Por meio da perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa (Sacks, Schegloff, & Jefferson, 1974), analisamos ligações feitas por mulheres a uma Central de Informações sobre Saúde, que oferece gratuitamente informações sobre transmissão, sintomas e prevenção de doenças e faz encaminhamentos a unidades de saúde. O objetivo deste estudo é analisar como os/as interagentes (usuárias do serviço e atendentes) se referem ao/à beneficiário/a da informação requisitada. Algumas usuárias dessa Central de Informações, mesmo sabendo que se trata de um serviço que garante sigilo, evitam revelar-se como beneficiárias da informação e, frequentemente, atribuem a uma terceira pessoa a necessidade da informação. Chamamos esse fenômeno de ‘terceirização’. Outras usuárias se referem ao/à beneficiário/a da informação como ‘a mulher’, ‘a pessoa’, ‘alguém’ etc., ao que chamamos de ‘generalização’. Ao terceirizar ou generalizar o/a beneficiário/a da informação solicitada, as usuárias se eximem da responsabilidade sobre algo que possa ser ‘moralmente questionável’ (Bergmann, 1992), como relação sexual desprotegida, por exemplo. Uma análise de como essa ‘negociação’ acontece nesses atendimentos é particularmente relevante para o contexto interacional investigado, pois a existência de algum/a beneficiário/a é determinante para posteriores e necessários encaminhamentos a centros de saúde.

 

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Minéia Frezza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Minéia Frezza é doutoranda e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Também é Licenciada em Letras Português/Inglês pela mesma universidade. Desenvolve pesquisas interacionais na área da saúde através da perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa.
Ana Cristina Ostermann, Universidade do vale do Rios dos Sinos
Ana Cristina Ostermann é Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Bolsista Produtividade do CNPq. É Doutora e Mestra em Linguística pela University of Michigan, Mestra em Inglês e Literaturas Correspondentes pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Licenciada em Letras Português-Inglês pela UNISINOS. Desenvolve pesquisas sobre linguagem e interação, identidade e gênero, e nos últimos anos tem se dedicado especialmente ao estudo de interações em atendimentos à saúde.
Joseane de Souza, Universidade do vale do Rios dos Sinos
Joseana de Souza é Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rios dos Sinos, Unisinos (2015). Atualmente é Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado da CAPES, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do vale do Rio dos Sinos, Unisinos. Seus interesses de pesquisa incluem interações entre médicos e pacientes sob a perspectiva da Análise da Conversa e questões de gênero social e identidade no discurso.
Publicado
2017-06-02
Cómo citar
Frezza, M., Ostermann, A. C., & de Souza, J. (2017). <b&gt;‘A minha colega’: terceirização e generalização de referentes em relatos de atividades sexuais de risco. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(2), 129-142. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i2.29564
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus