<b>Expressões de homoerotismo na poesia <i>Ode Marítima</i>, de Fernando Pessoa. Mergulho nos insondáveis: mar e imaginário

  • Ella Ferreira Bispo Universidade Federal do Piauí
  • Luizir de Oliveira Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Ode Marítima, ficção, imaginário, homoerotismo, epistemologia do armário.

Resumo

 

O presente estudo procura compreender o imaginário correspondente à realidade social do poeta luso Fernando Pessoa (1888-1935), nos seus efeitos descritíveis a partir de uma análise das expressões de homoerotismo na poesia Ode Marítima. Assinada por Álvaro de Campos, o heterônimo considerado mais impulsivo e indisciplinado de Fernando Pessoa, Ode Marítima foi publicada em 1915 na Orpheu, revista considerada o embrião do modernismo português. A angústia do eu-lírico pessoano no confronto com o ‘armário’ (Sedgwick, 2007), aferida na leitura ora apresentada, permite-nos entrever um imaginário marcado compulsivamente pela heteronormatividade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ella Ferreira Bispo, Universidade Federal do Piauí
Mestranda no PRPG-Letras da Universidade Federal do Piauí - onde desenvolve a dissertação intitulada Processos de crioulização no romance Um defeito de corsobre as condições de possibilidades a uma [presumível] identidade cultural latino-americana - bolsista CAPES, integrante do Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome e do Grupo de Pesquisa CNPq Americanidades: lugar, diferença e violência. Ademais, participa do IFARADÁ (UFPI) – Núcleo de Pesquisa Sobre Africanidades e Afrodescendência.
Luizir de Oliveira, Universidade Federal do Piauí
Concluiu o Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é professor Associado do Departamento de Filosofia e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Possui artigos publicados em periódicos especializados, capítulos em livros e um livro sobre a filosofia de Sêneca. Tem participado de eventos no Brasil e no exterior. Atua na área de filosofia com ênfase em Ética, Estética e Metafísica. Desenvolve um Projeto de Pesquisa centrado no "cuidado de si" a partir da leitura comparada entre o pensamento antigo e a contemporaneidade, centrando-se especialmente no estudo das obras de Sêneca e Schopenhauer. Também desenvolve trabalhos interdisciplinares enfatizando o diálogo entre a Filosofia e a Literatura.
Publicado
2017-03-21
Como Citar
Bispo, E. F., & Oliveira, L. de. (2017). <b>Expressões de homoerotismo na poesia <i>Ode Marítima</i&gt;, de Fernando Pessoa. Mergulho nos insondáveis: mar e imaginário. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 81-91. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.31185
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus