<b>Expressões de homoerotismo na poesia <i>Ode Marítima</i>, de Fernando Pessoa. Mergulho nos insondáveis: mar e imaginário

  • Ella Ferreira Bispo Universidade Federal do Piauí
  • Luizir de Oliveira Universidade Federal do Piauí

Résumé

 

O presente estudo procura compreender o imaginário correspondente à realidade social do poeta luso Fernando Pessoa (1888-1935), nos seus efeitos descritíveis a partir de uma análise das expressões de homoerotismo na poesia Ode Marítima. Assinada por Álvaro de Campos, o heterônimo considerado mais impulsivo e indisciplinado de Fernando Pessoa, Ode Marítima foi publicada em 1915 na Orpheu, revista considerada o embrião do modernismo português. A angústia do eu-lírico pessoano no confronto com o ‘armário’ (Sedgwick, 2007), aferida na leitura ora apresentada, permite-nos entrever um imaginário marcado compulsivamente pela heteronormatividade.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Ella Ferreira Bispo, Universidade Federal do Piauí
Mestranda no PRPG-Letras da Universidade Federal do Piauí - onde desenvolve a dissertação intitulada Processos de crioulização no romance Um defeito de corsobre as condições de possibilidades a uma [presumível] identidade cultural latino-americana - bolsista CAPES, integrante do Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome e do Grupo de Pesquisa CNPq Americanidades: lugar, diferença e violência. Ademais, participa do IFARADÁ (UFPI) – Núcleo de Pesquisa Sobre Africanidades e Afrodescendência.
Luizir de Oliveira, Universidade Federal do Piauí
Concluiu o Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo em 2003. Atualmente é professor Associado do Departamento de Filosofia e professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ética e Epistemologia, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí. Possui artigos publicados em periódicos especializados, capítulos em livros e um livro sobre a filosofia de Sêneca. Tem participado de eventos no Brasil e no exterior. Atua na área de filosofia com ênfase em Ética, Estética e Metafísica. Desenvolve um Projeto de Pesquisa centrado no "cuidado de si" a partir da leitura comparada entre o pensamento antigo e a contemporaneidade, centrando-se especialmente no estudo das obras de Sêneca e Schopenhauer. Também desenvolve trabalhos interdisciplinares enfatizando o diálogo entre a Filosofia e a Literatura.
Publiée
2017-03-21
Comment citer
Bispo, E. F., & Oliveira, L. de. (2017). <b>Expressões de homoerotismo na poesia <i>Ode Marítima</i&gt;, de Fernando Pessoa. Mergulho nos insondáveis: mar e imaginário. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 81-91. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.31185
Rubrique
Litèrature

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus