<b>Entre pontos e sabatinas: conteúdos de ensino de português na Escola Normal Primária do Instituto de Educação de Florianópolis do ano de 1938

  • Bianca Franchini da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rosângela Hammes Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, formação de professores, escola normal primária.

Resumo

Apresentamos a análise dos conteúdos privilegiados para o ensino de língua portuguesa na formação do professor do primário na Escola Normal Primária, constantes no Relatório do Grupo Escolar ‘Dias Velho’ do Instituto de Educação de Florianópolis, do ano de 1938. A investigação diz respeito somente a uma parte desse relatório, a dos conteúdos das sabatinas, compreendidos em uma seção específica do relatório denominada ‘Pontos sorteados nas sabatinas regulamentares e nos exames finais’. Esta pesquisa, por intermédio de um estudo de caso qualitativo de cunho documental, baseou-se teoricamente tanto nas obras do Círculo de Bakhtin quanto nos estudos sobre formação de professores de língua nos campos da Linguística Aplicada e da Educação. Seguindo-se a metodologia de pesquisa que se inicia a partir da análise da dimensão social dos enunciados para posterior análise da dimensão verbal, constatou-se que: o dado deste estudo, o relatório, enquanto enunciado, foi caracterizado como um enunciado pertencente a um gênero mais padronizado; os conteúdos das sabatinas de língua portuguesa assemelhavam-se aos conteúdos da disciplina de língua portuguesa do currículo do secundário da época (conteúdos estes predominantemente gramaticais e abordados de forma conceitual); e, por fim, os conteúdos das sabatinas de pedagogia e psicologia também abarcavam predominantemente definições conceituais. Concluímos que a formação Normal Primária do Instituto de Educação de Florianópolis, no ano de 1938, consistia mais num currículo geral e menos na formação docente para a atuação no primário.

 

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Biografia do Autor

Bianca Franchini da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduanda do Curso de Letras - Português
Rosângela Hammes Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Rosângela Hammes Rodrigues é licenciada em Letras Português e mestra em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Realizou estágio de Pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal) e na UNICAMP. Atua como docente e pesquisadora na UFSC desde 1994. É membro do Programa Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSC. Desenvolve pesquisas no campo da Linguística Aplicada, nas áreas de ensino e aprendizagem das práticas de linguagem, formação de professores e estudos dialógicos da linguagem. Foi coordenadora do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (NELA), do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Programa Mestrado Profissional em Letras, vice-presidente da ANPOLL e editora-chefe de periódicos acadêmicos. Contato: hammes@cce.ufsc.br; rosangelahammesr@gmail.com .

 

Publicado
2017-10-19
Como Citar
Silva, B. F. da, & Rodrigues, R. H. (2017). <b&gt;Entre pontos e sabatinas: conteúdos de ensino de português na Escola Normal Primária do Instituto de Educação de Florianópolis do ano de 1938. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(4), 355-368. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i4.31284
Seção
Linguística

 

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