<b>Entre pontos e sabatinas: conteúdos de ensino de português na Escola Normal Primária do Instituto de Educação de Florianópolis do ano de 1938
Résumé
Apresentamos a análise dos conteúdos privilegiados para o ensino de língua portuguesa na formação do professor do primário na Escola Normal Primária, constantes no Relatório do Grupo Escolar ‘Dias Velho’ do Instituto de Educação de Florianópolis, do ano de 1938. A investigação diz respeito somente a uma parte desse relatório, a dos conteúdos das sabatinas, compreendidos em uma seção específica do relatório denominada ‘Pontos sorteados nas sabatinas regulamentares e nos exames finais’. Esta pesquisa, por intermédio de um estudo de caso qualitativo de cunho documental, baseou-se teoricamente tanto nas obras do Círculo de Bakhtin quanto nos estudos sobre formação de professores de língua nos campos da Linguística Aplicada e da Educação. Seguindo-se a metodologia de pesquisa que se inicia a partir da análise da dimensão social dos enunciados para posterior análise da dimensão verbal, constatou-se que: o dado deste estudo, o relatório, enquanto enunciado, foi caracterizado como um enunciado pertencente a um gênero mais padronizado; os conteúdos das sabatinas de língua portuguesa assemelhavam-se aos conteúdos da disciplina de língua portuguesa do currículo do secundário da época (conteúdos estes predominantemente gramaticais e abordados de forma conceitual); e, por fim, os conteúdos das sabatinas de pedagogia e psicologia também abarcavam predominantemente definições conceituais. Concluímos que a formação Normal Primária do Instituto de Educação de Florianópolis, no ano de 1938, consistia mais num currículo geral e menos na formação docente para a atuação no primário.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.