<b><i>Marcovaldo</i>, de Ítalo Calvino: sobre a busca e a (im)possibilidade do convívio ecológico

  • Márcio Matiassi Cantarin Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: ecosofia, ecocrítica, literatura e meio ambiente.

Resumo

 Ao considerar, com Cheryll Glotfelty, que “[...] ecocriticism seeks to evaluate texts and ideas in terms of their coherence and usefulness as responses to environmental crisis” (1996, p. xx), e entendendo que a referida crise diz respeito não apenas à ecologia do meio ambiente, mas também à das relações sociais e da psique, como elucida Félix Guattari (1990), este texto pretende explorar o discurso de Italo Calvino nos contos de Marcovaldo ovvero Le stagioni in città (1963), como resposta à crise ecológica resultante da conjuntura instável que a sociedade humana experimenta na presente fase da modernidade. Além das ideias dos dois teóricos já mencionados, serão utilizadas as de Greg Garrard (2006) e de Michel Serres (1991). Não se pretende, a respeito da obra referida, esgotar qualquer possibilidade de análise; antes, pretende-se dar indicações que possam servir de base a outros estudos, posto que cada conto da coletânea guarda um grande potencial para leitura ecocrítica e, portanto, para uma resposta em termos de conscientização sobre a crise ecológica, advinda senão da crise de percepção do lugar do homem na natureza.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio Matiassi Cantarin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutor em Letras pela UNESP/ASSIS. Professor Adjunto III da UTFPR/Curitiba. Docente do Programa de pós-graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL/DALIC).
Publicado
2018-02-22
Como Citar
Cantarin, M. M. (2018). <b><i>Marcovaldo</i&gt;, de Ítalo Calvino: sobre a busca e a (im)possibilidade do convívio ecológico. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e33716. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.33716
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus