<b><i>Marcovaldo</i>, de Ítalo Calvino: sobre a busca e a (im)possibilidade do convívio ecológico
Résumé
Ao considerar, com Cheryll Glotfelty, que “[...] ecocriticism seeks to evaluate texts and ideas in terms of their coherence and usefulness as responses to environmental crisis” (1996, p. xx), e entendendo que a referida crise diz respeito não apenas à ecologia do meio ambiente, mas também à das relações sociais e da psique, como elucida Félix Guattari (1990), este texto pretende explorar o discurso de Italo Calvino nos contos de Marcovaldo ovvero Le stagioni in città (1963), como resposta à crise ecológica resultante da conjuntura instável que a sociedade humana experimenta na presente fase da modernidade. Além das ideias dos dois teóricos já mencionados, serão utilizadas as de Greg Garrard (2006) e de Michel Serres (1991). Não se pretende, a respeito da obra referida, esgotar qualquer possibilidade de análise; antes, pretende-se dar indicações que possam servir de base a outros estudos, posto que cada conto da coletânea guarda um grande potencial para leitura ecocrítica e, portanto, para uma resposta em termos de conscientização sobre a crise ecológica, advinda senão da crise de percepção do lugar do homem na natureza.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.