<b>O Dante Alighieri de Antonio Gramsci: um realismo sem mimese

  • Yuri Brunello Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: ideologia, forma, lacuna.

Resumo

 

Antonio Gramsci constrói nos Cadernos do cárcere uma leitura ‘anticroceana’ do Canto X do Inferno de Dante Alighieri. É uma interpretação baseada na concepção da lacuna textual – manifestada pelo silêncio de Dante frente a Cavalcante de’ Cavalcanti, um dos protagonistas do canto dantesco – como uma estratégia de natureza cultural e, ao mesmo tempo, de valor tanto político quanto social; ou seja, a poesia não é reduzida ao ‘poético’. Gramsci, de fato, recusa a visão da literatura como algo esterilmente ‘superestrutural’. Ler o Canto X, ao contrário, significa entender a poesia dantesca não como uma mimese ou uma representação, mas como a própria realidade imanente: parte de uma totalidade orgânica, na qual cada elemento – e, portanto, um elemento cultural como uma obra literária – constitui uma articulação do conjunto. O presente estudo pretende indicar, no tipo de exegese gramsciana do Canto X, uma tentativa de encontrar nas lacunas textuais não a manifestação, como acreditava Benedetto Croce (1921), da dimensão inefável e pré-lógica da intuição, mas os pressupostos para que o leitor exerça um papel ativo e criativo: racional, de articulação ideológica e de conexão entre o nível cultural, político e econômico da sociedade entendida como um todo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Yuri Brunello, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Letras pela Università di Genova (Itália) e mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Doutorou-se em Metodologias Histórico-Críticas pela Universidade “La Sapienza” de Roma (Itália), em 2012. Atualmente é professor Adjunto de Literatura Italiana do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará e membro permanente da PPGLetras/UFC.
Publicado
2018-02-22
Como Citar
Brunello, Y. (2018). <b&gt;O Dante Alighieri de Antonio Gramsci: um realismo sem mimese. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e35646. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35646
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus