<b>O Dante Alighieri de Antonio Gramsci: um realismo sem mimese

  • Yuri Brunello Universidade Federal do Ceará

Resumen

 

Antonio Gramsci constrói nos Cadernos do cárcere uma leitura ‘anticroceana’ do Canto X do Inferno de Dante Alighieri. É uma interpretação baseada na concepção da lacuna textual – manifestada pelo silêncio de Dante frente a Cavalcante de’ Cavalcanti, um dos protagonistas do canto dantesco – como uma estratégia de natureza cultural e, ao mesmo tempo, de valor tanto político quanto social; ou seja, a poesia não é reduzida ao ‘poético’. Gramsci, de fato, recusa a visão da literatura como algo esterilmente ‘superestrutural’. Ler o Canto X, ao contrário, significa entender a poesia dantesca não como uma mimese ou uma representação, mas como a própria realidade imanente: parte de uma totalidade orgânica, na qual cada elemento – e, portanto, um elemento cultural como uma obra literária – constitui uma articulação do conjunto. O presente estudo pretende indicar, no tipo de exegese gramsciana do Canto X, uma tentativa de encontrar nas lacunas textuais não a manifestação, como acreditava Benedetto Croce (1921), da dimensão inefável e pré-lógica da intuição, mas os pressupostos para que o leitor exerça um papel ativo e criativo: racional, de articulação ideológica e de conexão entre o nível cultural, político e econômico da sociedade entendida como um todo.

 

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Biografía del autor/a

Yuri Brunello, Universidade Federal do Ceará
Possui graduação em Letras pela Università di Genova (Itália) e mestrado em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia. Doutorou-se em Metodologias Histórico-Críticas pela Universidade “La Sapienza” de Roma (Itália), em 2012. Atualmente é professor Adjunto de Literatura Italiana do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará e membro permanente da PPGLetras/UFC.
Publicado
2018-02-22
Cómo citar
Brunello, Y. (2018). <b&gt;O Dante Alighieri de Antonio Gramsci: um realismo sem mimese. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(1), e35646. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35646
Sección
Literatura

 

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