<i>Historia de una perdida y otros cuentos</i>, de Cristina de la Concha: ética, gênero e sociedade
Resumo
Neste artigo, faz-se uma leitura crítica das tensões de gênero e suas relações com a ética e a sociedade apresentadas nas narrativas de Historia de una perdida y otros cuentos, da mexicana Cristina de la Concha. A partir de um diálogo, assim como de um protesto ético em relação ao histórico de violência contra a mulher, no México e na América Latina, nesses contos do livro a autora promove o desmascaramento e a denúncia do silêncio e da naturalização a que, tradicionalmente, a violência simbólica e de fato contra a mulher são relegadas. Por tratar-se de uma escritora ainda praticamente desconhecida da crítica, o estudo visa, também, a apresentá-la ao público leitor brasileiro.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.