O O estatuto juntivo de ‘nisso’: evidências formais e funcionais
Resumo
O objetivo deste trabalho é argumentar em favor do estatuto juntivo de ‘nisso’ em construções temporais, causais e contrastivas. Para tanto, tomamos dados contemporâneos de ‘nisso’ oriundos de enunciação falada, extraídos do Banco de Dados Iboruna, e os analisamos à luz de aspectos formais e funcionais, com o propósito final de evidenciar as propriedades que permitem qualificar ‘nisso’ como juntor. Filiando-nos a um quadro teórico que compreende a junção como dimensão universal da linguagem (Raible, 2001), em que convergem informações dos vários níveis de análise linguística, defenderemos que o modo de junção instaurado por ‘nisso’ se concretiza por meio da ‘referência’, com forte dependência contextual, o que é característico de juntores do paradigma adverbial (Neves, 2002; Blühdorn, 2008). Nessa perspectiva, assumindo ambas as vias metodológicas qualitativa e quantitativa, estarão em pauta questões relativas à própria composicionalidade de ‘nisso’ e questões relativas à construção complexa binária de que ‘nisso’ participa – ‘X, nisso Y’ - com a consideração de fatores inerentes ao modo de conexão, à referenciação encapsuladora de ‘nisso’, à ordenação e ao estatuto informacional das unidades articuladas, bem como à rede polissêmica envolvida.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.