Mitemas edipianos nas Declamationes Maior 4 e Minor 306 de Pseudo-Quintiliano
Resumo
As declamações têm se mostrado um campo profícuo para o estudo da relação entre a retórica e o drama, seja ele cômico, seja trágico. Considerando a teoria dos mitemas de Lévi-Strauss (1958) que versa sobre os elementos estruturais das narrativas míticas, propomos, no presente artigo, mapear o avizinhamento entre declamação e drama com a finalidade de averiguar uma possível circulação de histórias e de mitemas, como defende Brescia (2015), na literatura latina, em especial na composição dos temas das declamações. Para empreender essa pesquisa, tomamos como corpus para investigação a tragédia do rei Édipo contada por Sófocles (Οἰδίπους Τύραννος) no contexto grego e por Sêneca (Oedipus) no âmbito latino, em conjunto com as Declamationes Maior 4 e Minor 306 de Pseudo-Quintiliano, através das quais nos será permitido vislumbrar uma difusão de temas que poderiam dar face e voz à herança mitopoética romana, transmissora de um passado remoto e sustentado, amiúde, pelo mos maiorum.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.