Entrevista com José Eduardo Agualusa: A literatura quebrando muros
Resumo
José Eduardo Agualusa nasceu em Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Escreve crônicas para o jornal brasileiro O Globo. É membro da União dos Escritores Angolanos. Seus livros já foram traduzidos para mais de 30 idiomas. Pelo selo Tusquets da Editora Planeta do Brasil, publicou O terrorista elegante e outras histórias (2019), livro escrito a quatro mãos com Mia Couto, de quem é amigo. Publicou também A sociedade dos sonhadores involuntários (2017) e O vendedor de passados (2018), romance pelo qual venceu o Independent Foreign Fiction Awards. Seu último romance publicado é Os vivos e os outros, de 2020. A entrevista que segue é parte de uma mesa na 7ª Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM), realizada de maneira virtual, no dia 11 de dezembro de 2020.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.