Variação terminológica denominativa no texto especializado: aspectos sociocomunicativos em artigos científicos e de divulgação do universo da cana-de-açúcar
Resumo
O presente texto é um relato de uma pesquisa no âmbito da Terminologia que busca analisar de que modo a variação terminológica denominativa se apresenta em textos de diferentes esferas de um mesmo universo especializado. Parte-se do pressuposto de que a variação denominativa não é aleatória e ocorre para que a comunicação especializada possa ser adaptada de acordo com diferentes contextos especializados. Toma-se como pressuposto teórico-metodológico os pressupostos da Teoria Comunicativa da Terminologia e algumas de suas reverberações, como o estudo das causas de variação e da Terminologia Textual. Para a análise, selecionaram-se dois textos do universo especializado da cana-de-açúcar e com finalidades diferentes: um artigo científico e um artigo de divulgação. A análise buscou apresentar aspectos do léxico, do texto e da comunicação no universo especializado da cana-de-açúcar. O resultado mostrou que a variação ocorre em ambos os textos analisados, mas que ela se apresenta de formas diferentes. Para esse resultado, coloca-se como hipótese o fato de que, do ponto de vista da constituição comunicativa e das regras de relações entre os indivíduos do grupo especializado, fatores como tema, simetria e objetivos condicionam a variação encontrada. Conclui-se que, dessa forma, a variação é condicionada por fatores linguísticos e funcionais que organizam e subsidiam a relação entre os indivíduos de uma comunidade de especialistas.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.