Carlos Nejar: ‘porque o poeta pensa por imagens e vai se transformando nelas’

Palavras-chave: cultura política; educação; literatura infantojuvenil; poesia.

Resumo

A partir da perspectiva sobressimbolista – a dedicação em transformar letras em tintas espalhadas na tela branca da página – o artigo objetiva compreender ‘O pensar a educação’ do poeta Carlos Nejar, ao fazer circular suas obras infantojuvenis. Caracteriza-se como uma análise crítico-documental. A análise das obras infantojuvenis revelou o importante papel de intelectual produtor e mediador na educação assumido pelo poeta Carlos Nejar, indicando uma obra ‘didático-pedagógica’, ao mesmo tempo em que fez circular a sua cultura política por meio da sua produção tanto nas escolas como fora delas. Ao deixar sua assinatura na poesia, proporcionando uma experiência estética e inventiva com palavras e imagens, conclui-se que em sua obra há um esforço de tornar a poesia um modo de questionar a realidade, um instrumento de resistência na formação humana.

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Publicado
2025-03-19
Como Citar
Negreiros, H. L., Auer, F., Araújo, V. C. de, & Santos , W. dos. (2025). Carlos Nejar: ‘porque o poeta pensa por imagens e vai se transformando nelas’. Acta Scientiarum. Language and Culture, 47(1), e71570. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v47i1.71570
Seção
Literatura

 

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