Resumen
A partir da perspectiva sobressimbolista – a dedicação em transformar letras em tintas espalhadas na tela branca da página – o artigo objetiva compreender ‘O pensar a educação’ do poeta Carlos Nejar, ao fazer circular suas obras infantojuvenis. Caracteriza-se como uma análise crítico-documental. A análise das obras infantojuvenis revelou o importante papel de intelectual produtor e mediador na educação assumido pelo poeta Carlos Nejar, indicando uma obra ‘didático-pedagógica’, ao mesmo tempo em que fez circular a sua cultura política por meio da sua produção tanto nas escolas como fora delas. Ao deixar sua assinatura na poesia, proporcionando uma experiência estética e inventiva com palavras e imagens, conclui-se que em sua obra há um esforço de tornar a poesia um modo de questionar a realidade, um instrumento de resistência na formação humana.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.