<b>Leitura e Cognição: uma abordagem transdisciplinar</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.7384
Resumo
Como tradicionalmente é pensada a questão da leitura? Como oralização de um texto? Como decodificação? Esta é uma obra que apresenta e discute uma concepção de leitura que abandona a passividade e a unicidade de interpretação do texto e acolhe o leitor nas suas experiências e expectativas. Leitura e Cognição: uma abordagem transdisciplinar, oferece uma visão retextualizada da leitura e da literatura nas suas 256 páginas, convidando os leitores a ingressarem nesta rede, “tomando parte neste processo de construção, nele inserindo sua leitura, seus conhecimentos, seus saberes” (p. 13). As três seções em que a obra é dividida (Leitura e Processos Cognitivos, Cognição e Texto Literário e Estruturas Linguísticas, Lógica e Cognição), organizadas por Alba Olmi e Norberto Perkoski, orientam o leitor no entrelaçamento dos textos e na organização sequencial e complementar dos tópicos por eles abordados.Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.