A(s) ‘cor(es) de pele’ em discurso: sentidos produzidos por sujeitos-alunos da educação infantil
Resumo
O presente artigo é decorrente de uma pesquisa qualitativa de doutorado que investiga, ancorada à teoria da Análise de Discurso fundada por Michel Pêcheux, o movimento discursivo e os efeitos de sentido que emergem em discursos de sujeitos-alunos de uma turma de etapa II (com 5 anos de idade), da educação infantil, em contato com as lendas folclóricas da Cabra-Cabriola e do Chibamba, ambas presentes no Ciclo da Angústia Infantil, postulado por Câmara Cascudo. O estudo busca investigar como os sujeitos se movem discursivamente, constroem sentidos e estabelecem relações de identificação com as lendas, especialmente em discursos sobre tonalidades de pele. Destacamos o uso do significante ‘cor de pele’, por meio do qual os sujeitos-alunos atribuíram sentidos às lendas. A pesquisa está inserida no campo dos estudos do discurso, analisando como as formulações discursivas indiciam efeitos da ideologia, memória discursiva e formações discursivas em circulação. Para isso, o trabalho contempla um recorte da coleta de dados realizada em uma escola municipal de educação infantil, localizada no município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, no início de 2023. Por ser de modalidade discursiva oral, os discursos foram primeiramente audiogravados, para posteriormente serem transcritos e analisados. Como resultados, observamos que o contexto sócio-histórico, as lutas sociais e a ideologia interpelam o discurso dos sujeitos e sustentam tanto a reprodução de formações discursivas dominantes quanto a produção de formações discursivas que se tornaram possíveis devido às transformações histórico-sociais.
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