Implementação fonética do foco contrastivo na fala de crianças: Um olhar para instabilidades da aquisição prosódica do Português Brasileiro
Resumo
Teve-se como objetivo descrever a implementação fonética do foco prosódico contrastivo na fala de crianças de dois grupos etários, falantes do Português Brasileiro, a partir da comparação de parâmetros acústicos. Como hipóteses, assumiu-se que: (i) a produção do foco seria marcada pelos parâmetros de duração, frequência fundamental e intensidade; (ii) a posição sintática afetaria a implementação fonética; e (iii) seriam observadas diferenças entre os grupos. Trinta crianças, organizadas em dois grupos etários (4-6 e 7-9 anos) participaram de experimento cuja tarefa elicitou enunciados com foco contrastivo, a partir dos quais realizou-se análise acústica, mensurando valores dos referidos parâmetros. Os resultados mostraram, por um lado, que as crianças diferenciam o foco contrastivo do foco de escopo largo e o marcam por meio de parâmetros considerados robustos para o PB; por outro lado, os resultados mostraram que a implementação fonética foi sensível à posição sintática, sendo a posição de sujeito mais desafiadora; e, por fim, que os grupos se diferenciaram quanto à implementação fonética, com crianças de 4-6 anos ancorando-se menos na duração do que as crianças com 7-9 anos, e mais na intensidade do que essas últimas, enquanto a frequência fundamental marcou a produção de ambos os grupos. Os resultados sugerem que o processo de aquisição do foco é marcado por instabilidades que se explicam tanto por fatores de natureza estrutural quanto pelo refinamento funcional dos parâmetros prosódicos de natureza fonética.
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