<b>O apagamento da vogal postônica não-final por falantes de Jaru – Estado de Rondônia</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.6202
Resumen
Neste ensaio, procuramos examinar o fenômeno do apagamento da vogal postônica não-final em palavras proparoxítonas de 36 falantes de fala dialetal das áreas urbana e rural de Jaru, Estado de Rondônia. Para isso, seguimos as bases teóricas da Sociolinguística, teoria que teve como precursor William Labov. Outras teorias que deram suporte a este trabalho foram: a Fonologia Prosódica e, principalmente, a Fonologia Métrica. Trata-se, pois, de pesquisa não-experimental, com enfoque e alcance quantitativos e descritivos, visando definir se a língua da região onde foi feita a pesquisa encontra-se em estado de variação ou de mudança linguísticas. Veremos que vários foram os grupos de fatores que influenciaram o apagamento da vogal postônica não-final e que a faixa etária foi o principal grupo que determinou sua ocorrência, seguido do tipo de entrevista e da escolaridade. Além de analisarmos os resultados obtidos e discuti-los, veremos, ainda, como se dá o processo de apagamento da vogal postônica acima descrita, como também a formação da paroxítona.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.