<b>Língua, cultura e letramentos: reflexões sob o olhar de um tigre</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.7266

  • Clarissa Menezes Jordão UFPR
  • Regina Célia Halu UFPR

Abstract

Professora pesquisadora da Universiti Kebangsaan (Universidade Nacional da Malásia), a Dra. Koo Yew Lie propõe refletir sobre língua, cultura e letramentos considerando as experiências discursivas de sujeitos multilíngues nos contextos multiculturais que caracterizam a sociedade malaia. A Malásia, que surgiu como estado nação apenas em 1963, ao se tornar independente da Grã-Bretanha, é mais conhecida entre nós brasileiros por se sobressair na economia global como parte dos Tigres Asiáticos. Menos conhecida é sua constituição multiétnica, com a presença de populações descendentes de países próximos, como a China e a Índia, e multilíngue, acomodando a língua oficial – Bahasa Melayu (literalmente, língua malaia), as variedades do inglês malaio, línguas chinesas (como o mandarim, o cantonês e o hokkien) e indianas (como o tâmil), além de outras línguas regionais. Para olhar para a diversidade e as diferenças nessa sociedade complexa, Koo adota uma perspectiva pós-moderna e procura acompanhar sujeitos fluidos em suas negociações de valores entre contextos individuais, comunitários, nacionais e globais, ou seja, sujeitos linguajantes fazedores de sentido que são e estão não em um mundo apenas, mas em vários.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Clarissa Menezes Jordão, UFPR
Ttualmente é professora de Língua Inglesa e Lingüística Aplicada na Universidade Federal do Paraná, pesquisadora colaboradora no Centro de Estudos sobre Justiça Social e Global, da Universidade de Nottingham, Inglaterra, e está realizando sua pesquisa de pós-doutoramento na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, Canadá. Tem experiência na área de formação de professores de Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas e literaturas estrangeiras, letramento crítico, formação de professores de línguas estrangeiras, pós-estruturalismo e pós-colonialismo, enfocando especialmente noções de discurso e representação. Currículo Lattes
Published
2009-10-06
How to Cite
Jordão, C. M., & Halu, R. C. (2009). <b>Língua, cultura e letramentos: reflexões sob o olhar de um tigre</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v31i2.7266. Acta Scientiarum. Language and Culture, 31(2), 231-232. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v31i2.7266
Section
Book Reviews

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus