<b>A produção textual no livro didático do ensino médio: identificação da abordagem teórica
Resumo
Este artigo tem por objetivo identificar, a partir de uma perspectiva sociointeracionista de ensino, qual abordagem teórica fundamenta o trabalho com a produção textual no livro didático (LD) de língua portuguesa (LP), do ensino médio (EM). Para tanto, o LD escolhido foi Português linguagens, v. 3 (CEREJA; MAGALHÃES, 2010). Os resultados demonstram que o LD adota a perspectiva teórica dos ‘gêneros textuais’ para subsidiar o trabalho com a produção textual. Além disso, os resultados evidenciam que, tão importante quanto o LD explicitar qual teoria orienta as suas atividades de produção de texto, é o professor ter clareza teórico-metodológica a esse respeito, pois esse conhecimento possibilita a realização de um trabalho com o ensino da produção de texto de modo mais consciente, abrangente e eficaz, capaz de propiciar, de fato, a formação de produtores proficientes de textos, em situação de ensinoDownloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.