<b>Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa</b> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.2334

  • Adriana Fischer Centro Universitário de Brusque

Resumen

Os modos de constituição letrada de alunos universitários, no meio acadêmico, é foco deste trabalho, realizado em Portugal, no ano de 2006. Os dados que integram as análises advêm de entrevistas orais semiestruturadas realizadas com alunos do curso de Letras da Universidade do Minho. São selecionadas as falas de quatro alunas, a fim de se proceder a discussões específicas e coerentes ao objetivo proposto: analisar como alunos constituem-se sujeitos letrados no meio acadêmico. A teoria do letramento como prática social direciona as discussões e análises dos resultados advindos das falas vivas das alunas. Em acréscimo, abordagens relativas ao letramento acadêmico são decisivas para a compreensão das práticas letradas nesse contexto social. Na perspectiva das quatro alunas/sujeitos da pesquisa, experiências anteriores ao ingresso no curso de Letras e, principalmente, as diversas formas de interação no meio acadêmico interferem no uso, no domínio da linguagem e na formação como professoras. Das falas das alunas emerge uma tensão constante entre ser aluno e ser professor, o que indica uma constituição letrada em conflito, no que tange ao ensino de língua em Letras.

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Biografía del autor/a

Adriana Fischer, Centro Universitário de Brusque
É professora na Fundação Educacional de Brusque. Atua em cursos de formação continuada de professores na região de Brusque, Blumenau e cidades vizinhas. Também ministrar aulas em Pós-Graduações. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil e Ensino Fundamental, ensino e aprendizagem de gêneros discursivos na escola, argumentação escrita, formação de professores de língua portuguesa, ensino superior e letramento. Finalizou o curso de doutorado (2004-2007) em Lingüística na UFSC - bolsa Capes, com orientação da Doutora Nilcéa Lemos Pelandré, e fez o doutorado sanduíche (Estágio Avançado de Doutoramento), de março a agosto de 2006, na Universidade do Minho, Braga-Portugal, sob a co-orientação da Doutora Maria de Lourdes Dionísio, na área do Letramento. Currículo Lattes
Publicado
2008-12-15
Cómo citar
Fischer, A. (2008). <b>Letramento acadêmico: uma perspectiva portuguesa</b&gt; - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i2.2334. Acta Scientiarum. Language and Culture, 30(2), 177-187. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v30i2.2334
Sección
Linguística

 

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