<b>O <i>Enunciado</i> Foucaultiano em Contexto: a opacidade dos discursos à determinação conceitual

  • Alessandro Zir Universidade Católica de Pelotas

Resumen

 A importância da negatividade como forma de determinação conceitual na dialética hegeliana é bem conhecida. Autores como Gilles Deleuze têm sublinhado, por outro lado, como essa noção de negatividade (dialética) é incompatível com a perspectiva nietzschiana de jogo de forças e afirmação da diferença. Há aqui uma verdadeira ‘distensão’ (mais do que uma distinção) — uma fissura que permite pensar aquilo que liga e inevitavelmente separa perspectivas filosóficas racionalistas e perspectivas filosóficas mais desconstrutivas sobre a linguagem. Nela se constitui, por exemplo, o espaço de dispersão dos chamados enunciados foucaultianos, foco de estudo da sua arqueologia. Este artigo contextualiza a noção foucaultiana de enunciado, a partir de uma crítica à noção dialética de negatividade, e considerando também o uso que fazem autores pós-estruturalistas de noções oriundas ainda da linguística, como pletora de significado e significante flutuante. Em um terceiro momento, exemplos tirados de uma obra literária, o Pequod de Vitor Ramil, são analisados no intuito de conferir um caráter mais concreto à nossa discussão.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Alessandro Zir, Universidade Católica de Pelotas
Doutor pelo Interdisciplinary PhD Program da Dalhousie University (Halifax, Canada, 2009), tem apresentado trabalhos em simpósios internacionais em instituições como o Max-Planck-Institut für Wissenschaftsgeschichte (Berlim, Alemanha), a Norwegian University of Science and Technology (Trondheim, Norway), e a Universidade de Lisboa. Possui publicações no Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Polônia e Portugal, incluindo livro, capítulos de livro, artigos, ensaios, traduções e ficção. Professor do PPG em Letras da UCPel. Membro do GIFHC (Grupo Interdisciplinar em Filosofia e História das Ciências), do ILEA (Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS). Pós-doutorado realizado junto ao PPG Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. External Examinor da tese de doutorado: prof. Ian Hacking (Emeritus Toronto Univ./ Collège de France). Doutorado reconhecido no Brasil pelo Dep. de Filosofia da UFRGS. 1o lugar na seleção de bolsas para doutorado pleno no exterior da area multidisciplinar, sociais e humanidades da Capes em 2005. Investigou questões ligadas às teses da primazia da metáfora, ao conceito de imitação, à importância da analogia simbólica, da alegoria e dos símbolos na cultura medieval. Tais questões lhe serviram de base para uma análise concreta de corpora cientifico-literários luso-brasileiros do início do período moderno, entre outros. Trabalha com problemáticas como a critica ao representacionismo, de uma perspectiva semiológica, desconstrutiva e histórica, e temas relacionados à opacidade da linguagem, ao caráter ambíguo das imagens e dos ícones, no cinema e cultura visual.
Publicado
2015-10-01
Cómo citar
Zir, A. (2015). <b>O <i>Enunciado</i&gt; Foucaultiano em Contexto: a opacidade dos discursos à determinação conceitual. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(4), 405-411. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.24359
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus