<b>Velações e partidas: o trauma em <i>Antes de nascer o mundo</i>, de Mia Couto

  • Juliana Ciambra Rahe Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Rosana Cristina Zanelatto Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Resumen

Este trabalho tem como objetivo a análise do trauma na obra Antes de nascer o mundo, do moçambicano Mia Couto. Partindo das reflexões freudianas, pretendemos examinar os efeitos negativos e positivos do trauma, confrontando os posicionamentos dos personagens Silvestre Vitalício e Marta diante da experiência traumática vivenciada por cada um deles. Valendo-nos como referencial teórico, principalmente, das reflexões de Sigmund Freud, Márcio Seligmann-Silva e Stuart Hall, examinaremos como a narrativa da catástrofe possibilita aos personagens do romance a (re)invenção das identidades abaladas pelo trauma.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juliana Ciambra Rahe, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Doutora em Letas (USP). Docente da UFMS - Campo Grande. Atua no curso de Graduação em Letras - Campo Grande - e nos Programas de Pós-Graduação em Letras - Três Lagoas - e em Estudos de Linguagens - Campo Grande. Pequisadora do CNPq e da FUNDECT. Foi presidente da ABRAPLIP no biênio 2012-2013.
Publicado
2016-01-01
Cómo citar
Rahe, J. C., & Santos, R. C. Z. (2016). <b>Velações e partidas: o trauma em <i>Antes de nascer o mundo</i&gt;, de Mia Couto. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(1), 11-20. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i1.24481
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus