<b>Glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário em língua inglesa

  • Renata Bittencourt Procópio Colégio de Aplicação João XXIII
  • Patrícia Nora de Souza Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

Considerando a carência de estudos sobre a influência da proficiência linguística no aprendizado implícito de vocabulário em ambiente hipermídia, este estudo investiga a relevância do glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário de alunos de nível elementar de inglês como língua estrangeira. No plano teórico, o estudo é fundamentado nos pressupostos das seguintes teorias: Abordagem Conexionista, que busca explicar a cognição humana e a aquisição de conhecimento, e Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia, proposta por Mayer (2001), que busca explicar o processamento da informação em ambiente de aprendizagem multimodal. Este estudo apresenta a seleção e o desenvolvimento de um ambiente hipermídia de leitura contendo um glossário hipermídia orientado por parâmetros delimitados no plano teórico. Esse material, utilizado na geração de dados, foi aplicado a 39 alunos de nível elementar de inglês da Universidade Federal de Juiz de Fora, divididos em dois grupos (A e B). O ganho médio de aprendizagem obtido tanto no Grupo A, 28,5 [p.p.], quanto no Grupo B, 21 [p.p.], indicam que o glossário hipermídia pode contribuir para o aprendizado implícito de vocabulário de alunos de nível elementar, com destaque para a anotação visual.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Renata Bittencourt Procópio, Colégio de Aplicação João XXIII
Renata Bittencourt Procópio é professora do colégio de Aplicação João XIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Letras pela UFJF e doutoranda do Programa em Linguística da UFJF.
Patrícia Nora de Souza Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora
Patrícia Nora de Souza Ribeiro é professora de língua inglesa da Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Letras pela UFJF em 1996 e doutora em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2004.
Publicado
2016-04-27
Cómo citar
Procópio, R. B., & Ribeiro, P. N. de S. (2016). <b&gt;Glossário hipermídia no ensino-aprendizagem implícito de vocabulário em língua inglesa. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(2), 107-116. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i2.25063
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus