<b>Esteticismo e decadentismo nos dândis de Wilde e Huysmans: retratos de Des Esseintes e Dorian Gray
Résumé
Neste ensaio, analisarei a figuração do dândi no campo da produção literária. Para tanto, inicialmente discutirei sua origem no decorrer do século dezenove nos contextos francês e inglês. A fim de compreender essa caracterização, analisarei a caracterização dos protagonistas dos romances Às avessas, do escritor francês J. K. Huysmans, e O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Minha metodologia prevê recorrer aos estudos literários para perceber quais são os elementos formadores do dândi nas obras dos autores supracitados.
Téléchargements
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.