<b><i>Rua Prinsengracht, 263</i>: rostidade e espaço nas realidades possíveis em <i>O diário de Anne Frank

  • Jorge Alves Santana Universidade Federal de Goiás
  • Benjamin Rosenthal Fundação Getúlio Vargas

Resumen

 

O diário de Anne Frank cartografa um singular instante de produção de subjetividade individual, institucional e coletiva. Nessa ambiência de relações entre realidade ideal e realidade possível, trataremos de agenciamentos de subjetivação que parecem ser embasados por espacialidades pelas quais os actantes são determinados, mas que também são capazes de transformar os lugares e não lugares (Augé, 2000), nos quais estão inseridos. Dessa forma, a rostidade (Deleuze & Guattari, 1996) de Anne Frank é processada em seu diário/testemunho nos entrelugares entre estratégias da história e da ficção. Perceberemos, na performance textual da adolescente judia em seu Anexo Secreto, constituições pontuais e deslocamentos constantes de uma possível identidade rizomática (Deleuze & Guattari, 1995) movida pelo que se aproximaria da heterotopia de desvio (Foucault, 2001). Tais espacialidades vivenciadas e narradas dialogam também com a compleição diaspórica (Hall, 2003), capaz de possibilitar ao sujeito condições de heterogeneizar pertencimentos existenciais sob iminentes riscos de destruição para contextos capazes de ativarem mecanismos de sobrevivência, de tolerância e de manutenção de condições básicas de existência.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Jorge Alves Santana, Universidade Federal de Goiás

Professor Associado III do Departamento de Estudos Literários da Faculdade de Letras.

Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística - FL/UFG

Pós-Doutorado em Estudos Literários e Estudos Culturais pelo Pós/Lit da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Benjamin Rosenthal, Fundação Getúlio Vargas
Professor Doutor - Assistente. Pesquisador na área de Cultura de Consumo (CCT - Consumer Culture Theory), com ênfase nos temas de envelhecimento, identidade, mídias sociais, co-criação, marcas, narcisismo e comunidades virtuais. 
Publicado
2017-03-21
Cómo citar
Santana, J. A., & Rosenthal, B. (2017). <b><i>Rua Prinsengracht, 263</i>: rostidade e espaço nas realidades possíveis em <i&gt;O diário de Anne Frank. Acta Scientiarum. Language and Culture, 39(1), 71-80. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v39i1.31035
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus