<b><i>Blandiri officium meretricium est</i>: estratégias de persuasão das meretrizes na comédia plautina
Resumen
Como costuma ocorrer na apreciação da maioria dos personagens das comédias de Tito Mácio Plauto (séc. III-II a.C.), as meretrizes (meretrices) tendem a ser reduzidas a tipos caricaturais. No entanto essa redução contrasta de certa forma com a visão da principal característica ressaltada nesse exuberante personagem na comédia paliata (fabula palliata): sua blanditia, atributo que envolve sua sutil capacidade de sedução por meio da fala. Observando passagens selecionadas das peças Báquides, Cásina e Menecmos, destacamos dois aspectos que consideramos importantes para a representação da blanditia das meretrizes. O primeiro é o uso de imagens de animais para qualificar a própria cortesã e também seu discurso. O segundo é um jogo entre ocultar e revelar, que, a nosso ver, é associado ao discurso da meretriz e ao ambiente que a rodeia. Procuramos apontar como, na comédia palliata, esses recursos influenciam na representação da capacidade que esse tipo de personagem feminino tem de persuadir e, até mesmo, de inverter posições, num jogo que envolve os papéis típicos desse gênero dramático.
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