<b>Apetites e excreções em <i>Blurt, Major Constable, or The Spaniard’s Night Walk</i> de Thomas Dekker

Resumen

O presente ensaio oferece uma análise de Blurt, Major Constable, or The Spaniard’s Night Walk (1601–1602) de Thomas Dekker, com enfoque na construção do nexo comida-bebida-sexo-excrementos no texto. Na esteira dos Estudos Culturais e refletindo os procedimentos científicos aplicados aos atuais estudos de Cultura Inglesa, a metodologia adotada neste ensaio resultou de um cruzamento de abordagens teóricas que carateriza os Estudos de Género, férteis na revisão das posições críticas e no desenvolvimento de leituras radicalmente desestabilizadoras de saberes adquiridos. Enquanto objeto cultural, Blurt encena preocupações coevas ao espelhar contradições inerentes ao sistema patriarcal, entendido não como uma estrutura coesa, mas ele próprio baseado em contradições ideológicas e em impulsos discrepantes. Tais contradições e impulsos são representativos das mudanças culturais e das transformações históricas que identificamos com a evolução da sociedade europeia do princípio da era moderna. Assim, um dos principais propósitos deste ensaio é observar como é dramatizada a relação entre os sexos que, apesar de conflituosa, não deixa de ter um final ordeiro de modo a disciplinar o corpo rebelde das personagens. Conclui-se que, apesar das aparências, a autoridade patriarcal nunca esteve verdadeiramente em questão, participando a peça ativamente num processo de reinscrição de normas culturais.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Cristina Mendes, Universidade de Lisboa
Ana Cristina Mendes, doutorada em Estudos de Cultura, Cultura Inglesa, é Professora Auxiliar no Departamento de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL/ULICES). As suas áreas de especialização são os estudos culturais e os estudos pós-coloniais, com destaque para as representações da alteridade nas indústrias culturais e receção no mercado cultural global. Os seus interesses de investigação estendem-se das dimensões globais/pós-coloniais do vitorianismo e do neovitorianismo à cultura visual e teoria crítica (teorização estética da Escola de Frankfurt), passando pelo cinema e literatura indianos em língua inglesa, com uma incursão recente em torno dos estudos de celebridade (David Bowie e medialidade).
Publicado
2018-09-04
Cómo citar
Mendes, A. C. (2018). <b>Apetites e excreções em <i>Blurt, Major Constable, or The Spaniard’s Night Walk</i&gt; de Thomas Dekker. Acta Scientiarum. Language and Culture, 40(2), e36457. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.36457
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus