<strong>Os quatro núcleos/eixos de produção da poética de Caio Fernando Abreu</strong> - DOI: 10.4025/actascilangcult.v30i1.4048
Resumen
Neste artigo, apresentamos um breve estudo da obra do escritor brasileiro Caio Fernando Abreu (1946-1996). Ao compreendermos sua produção literária como um sistema, foi possível estabelecer quatro principais eixos/núcleos. Estes são compostos do que, aqui, chamamos de categorias de motivação – categorias estas em que se associam os motivos e as situações dramáticas recorrentes (Tomachevski, 1976). Nossa hipótese é a de que a experimentação com estes elementos firma as bases de uma poética orgânica que se faz/é feita de modo dialógico (Bakhtin, 1981). Primeiramente, apresentaremos as características desses eixos/núcleos e os livros que os integram, seguindo-se a exposição do modo como ocorrem, de núcleo para núcleo, a retomada, a reintegração e a reelaboração dos motivos e das situações dramáticas. Cada eixo/núcleo apresenta elementos novos e, também, os restos da formação anterior. Dessa forma, pode-se considerar a obra do escritor, simultaneamente, como a mesma e uma outra.Descargas
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







6.png)






