Variação entre as formas de tratamento de segunda pessoa no espanhol oral de Valência
Resumen
Nesta pesquisa, analisamos a variação sociolinguística entre as formas de tratamento de segunda pessoa, tú e usted, em 36 entrevistas extraídas do corpus PRESEVAL (Proyecto para el Estudio Sociolinguístico del Español de Valencia). As 1.286 ocorrências coletadas, sendo 1.185 relativas à variante tú e 101 à variante usted, foram analisadas estatisticamente no programa Goldvarb (2005) para detectarmos a incidência de motivações linguísticas (tipo referente e tipo de discurso) e extralinguísticas (idade, sexo e escolaridade). O programa selecionou como significativos os seguintes grupos de fatores: i) tipo de referente, com o fator indeterminado como favorecedor da variante tú; ii) faixa etária, grupo em que a forma tú foi predominante nos indivíduos da faixa etária mais jovem; iii) tipo de discurso, no qual a variante supracitada demonstrou ser condicionada por discurso reportado de terceiros. Os resultados, interpretados à luz de pressupostos sociofuncionalistas, relevam atuação de princípios cognitivos: marcação, expressividade retórica, iconicidade e especialização por generalização.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.