Arbitrário cultural familiar e cultura escolar no ensino de gramática

Resumen

Este estudo investigou a correlação entre o arbitrário cultural familiar e a cultura escolar no ensino de gramática. Procurou-se, sumariamente, por meio de investigação bibliográfica e aplicação de questionário on-line, apurar a hipótese de que uma criança com habitus linguístico familiar diferente do habitus linguístico exigido pela escola pode ter maior dificuldade que uma criança detentora de um arbitrário cultural semelhante ao escolar. Os principais autores referenciados neste estudo são Bourdieu e Passeron (2010), Bourdieu (2015), Barrera e Maluf (2004), Moreira (2017), Borges Neto (2013), Silva (2016) e Travaglia (2009). O questionário on-line foi direcionado a estudantes do ensino médio de escola pública centralizada na cidade de Imperatriz/MA. Constatou-se que os fatores econômicos e sociais influenciam fortemente na formação do habitus linguístico, distanciando-o da cultura linguística requerida pelas instituições de educação básica formais.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...
Publicado
2022-11-07
Cómo citar
Carvalho, D. P. B. de, Castro, M. C. D. de, & Jeronimo, G. G. (2022). Arbitrário cultural familiar e cultura escolar no ensino de gramática. Acta Scientiarum. Language and Culture, 44(2), e62601. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v44i2.62601
Sección
Linguística

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus