Representações multimodais em peças publicitárias da Pantene
Resumen
Este artigo objetiva verificar como produtos capilares da marca Pantene são representados no discurso midiático da publicidade, visando a impulsionar a marca e o consumo. Numa abordagem de cunho qualitativo-interpretativo, analisam-se duas peças publicitárias da Pantene, extraídas do ambiente on-line. A análise ancora-se nas categorias analíticas propostas pelas Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), fundamentada em Halliday e Matthiessen (2014), e pela Gramática do Design Visual (GDV), proposta por Kress e van Leeuwen (2021). Conclui-se que a produção de sentidos emerge da interação de vários modos semióticos, dos quais, cada um é responsável por uma tarefa comunicativa, mas são interdependentes entre si. Os resultados apontam para construções multissignificativas, marcadas por processos materiais, mentais e relacionais e pela escolha das funções discursivas de declaração, pergunta e comando, associados às semioses visuais, construindo representações de status, glamour, patriotismo, sedução, maciez, brilho e beleza.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.