<b>Um retrato de John Donne: apontamentos sobre o gênero encomiástico</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v34i1.6338
Resumen
John Donne, poeta e pregador inglês, granjeou fama em vida como deão da Catedral de São Paulo, em Londres, e homem de confiança do rei anglicano Jaime I. Em 1640, sete anos após sua morte, publicou-se, como introdução a uma coletânea de seus sermões, uma Life of Dr. John Donne, assinada por Izaac Walton. Este artigo propõe tratar da configuração retórica dessa Vida de Donne, levantando os lugares de invenção ajustados a seu gênero e indicando os valores históricos atribuídos ao indivíduo retratado. Considerando o texto de Walton como um ‘retrato’, isto é, um texto pertencente ao gênero encomiástico, propõe-se uma análise poético-retórica de sua estrutura e de seus elementos a partir de uma abordagem que historicize usos, funções e propósitos de um ‘retrato’ de poetas nas cortes europeias do século XVII. Como resultado, aponta-se uma notória distinção na estrutura, na compreensão histórica e no uso normativo do ‘retrato’ em comparação com a moderna ‘biografia’. Conclui-se, com isso, que o intervalo semântico-temporal entre as produções letradas determina ajustes de leitura, como a consideração dos elementos retóricos de estruturação e escrita do texto a partir das necessidades e exigências de seu gênero, vigentes no período de sua produção.
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