<b>O desenho da toilette na ficção machadiana</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i1.6525
Resumen
O presente trabalho se propõe a investigar os significados de importantes menções aos elementos do vestuário e adorno presentes em contos da maturidade de Machado de Assis. Tal estudo nos permite compreender a complexa significação simbólica envolvendo alguns destes objetos, bem como a importância que adquirem em célebres narrativas ficcionais machadianas. Assim, observamos que a representação destes elementos, na obra do romancista brasileiro, excede a experiência ‘realista’ mais tradicional: Machado de Assis não irá apenas ‘descrever’ os trajes a que se refere (numa tentativa, eventual, de reprodução da ‘realidade’), mas, sim, revesti-los de sentidos muito mais amplos, os quais, ao serem desvendados, nos permitem uma compreensão mais precisa acerca das próprias narrativas das quais fazem parte.Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.