Narrativas de vida e testemunhos de mulheres escritoras da comunidade Adivasi de Goa: interseções entre literatura, memória e pós-memória

  • Cielo Griselda Festino Universidade Paulista
  • Andrea Machado de Almeida Mattos Universidade Federal de Minas Gerais

Resumen

Este artigo objetiva analisar narrativas de vida de mulheres escritoras da comunidade Adivasi de Goa, que se consideram como os primeiros habitantes desse estado indiano. Essas narrativas foram publicadas no blog ‘Hanv Konn. Quem sou eu? Researching the Self’, organizado pelo falecido professor da Universidade de Goa, Alito Siqueira, e busca empoderar e dar voz a essa comunidade marginalizada e silenciada. A análise será feita em termos dos conceitos de Pós-Memória (Hirsch, 1996, 1997, 2008), Trauma (Ginzburg, 2008; Balaev, 2008), narrativa (Bruner, 2002; Coracini, 2007) e narrativas de vida (Smith & Watson, 2010). Nessa análise argumentamos que a melhor maneira que essas mulheres autoras encontraram para lidar com a discriminação foi reconhecer publicamente sua identidade cultural em vez de velá-la como seus pais e membros da comunidade em geral haviam feito no passado.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

Referências

Almeida, J A. (2017). Memória, universidade, cidadania e Constituição na era das Comissões da Verdade: elucubrações comparativas a partir da vida e obra da Família Kucinski. In Anais do XXIX Simpósio Nacional de História – contra os preconceitos: história e democracia (p. 1-15). Brasília, DF. Recuperado de http://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1489624814_ARQUIVO_STANPUH2017.pdf

Araújo, V. R., & Gonçalves, C. C. (2012). Em estado de memória: experiência, memória e pós-memória no relato de Tununa Mercado. Litterata: Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões, 2(2), 51-70. DOI: https://doi.org/10.36113/litterata.v2i2.602

Balaev, M. (2008). Trends in literary trauma theory. Mosaic: An Interdisciplinary Critical Journal, 41(2), 149-166.

Bezbaruah, M. P. (2003). Fairs and festivals of India. Vol-IV. New Delhi, IN: Gyan Publishing House.

Bhandari, R. (1999). Goa. New Delhi, IN: Roli Books Pvt.

Bruner, J. (1986). Actual minds, possible worlds. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Bruner, J. (2002). Making stories: law, literature, life. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Chamberlin, E. J. (2004). If this is your land, where are your stories? Toronto, CA: Random House.

Coracini, M. J. (2007). A celebração do outro: arquivo, memória e identidade. São Paulo, SP: Mercado de Letras.

Correia, L. de A. (2006). Goa: Through the Mists of History from 10,000 BC-AD 1958. Panjim, IN: Maureen Publishers Pvt Ltd.

Dias, F. (2015). To Gawda or not to Gawda. Recuperado de http://www.dalitweb.org/?p=2963

Dias, F. (2019). Foreword. Recuperado de https://hanvkonn.wordpress.com/2019/06/09/foreword/

Dhume, A. R. S. (1985). A The cultural history of Goa: From 10,000 BC-1352 AD. Panaji, IN: Ramesh Anant S. Dhume.

Fernandes, M. (2019). Where have all the songs and rituals gone? Recuperado de https://hanvkonn.wordpress.com/2019/08/02/where-have-all-the-songs-and-rituals-gone/#more-357

Festino, C. (2017). Os avanços tecnológicos: o fim da literatura? In N. H. Takaki, & R. F. Maciel (Orgs.), Letramentos em terra de Paulo Freire (p. 89-100). Campinas, SP: Pontes.

Ginzburg, J. (2008). Linguagem e trauma na escrita do testemunho. Conexão Letras, 3(3), 61-68. DOI: https://doi.org/10.22456/2594-8962.55604

Gomes, O. (2002). Goa. New Delhi, IN: National Book Trust.

Gune, T. (1979). Gazetter of the unionn territory of Goa, Daman and Diu: district gazetteer. Panaji, IN: V.T. Gune

Hirsch, M. (1996). Past lives: postmemories in exile. Poetics Today, 17(4), 659-686. DOI: https://doi.org/10.2307/1773218

Hirsch, M. (1997). Family frames: photography, narrative, and postmemory. New York, NY: Harvard University Press.

Hirsch, M. (2008). The generation of postmemory. Poetics Today, 29(1), 103-128. DOI 10.1215/03335372-2007-019

Hirsch, M. (2012). The generation of postmemory: writing and visual culture after the Holocaust. Nova York, NY: Columbia.

Halbwachs, M. (2006). A memória coletiva. São Paulo, SP: Centauro.

Jorge, S. R., & Ribeiro, M. C. (2013). Apresentação. Revista Abril, 5(11), 9-12. Recuperado de https://periodicos.uff.br/revistaabril/article/view/29658/17199

Khededar, V. V. (2004). Goa Kulmi. Goa, IN: Mahesh Angle.

Mattos, A. M. A., & Caetano, E. A. (2018). Memory, postmemory and critical language teacher education. Analecta Politica, 8(15), 239-258. DOI: http://dx.doi.org/10.18566/apolit.v8n15.a04

Menezes de Souza, L. M. T., & Monte Mór. (2006). W. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias – conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília, DF: Ministério da Educação / Secretaria de Educação Básica. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf

Newman, R. S. (2019). Goan anthropology. Mothers, miracles and mythologies. Saligão, IN: Goa 1556.

Parobo, P. (2015). India’s first democratic revolution – Dayanand Bandodkar and the rise of the Bahujan in Goa. New Delhi, IN: Penguin.

Pereira, C. (2009). Casta, tribo e conversão. Os Gauddes de Goa (Tese de Doutorado). Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa.

Pereira, C. (2017). Religious dances and tourism: perceptions of the ‘tribal’ as the repository of the traditional in Goa, India. Etnográfica, 21(1), 12-152.

Phal, S. R. (1982). Society in Goa. Delhi, IN: R.B. Publishing Corporation.

Rodrigues, L. (2015). Abolim. The flower songs, folk tales and legends of Goa. Saligão, IN: Goa 1556.

Satoskar, B. D. (1971). Gomantak: Prakriti ani Sanskriti. Pune, IN: Shubdha,Saraswati.

Siqueira, A. (2019a). Learning and recovery are messy and emotional. Recuperado de https://hanvkonn.wordpress.com/2019/06/09/whats-in-this-blog/

Siqueira, A. (2019b). Where does the Tiger Live? Reservation. Vs Inclusion. Recuperado de https://hanvkonn.wordpress.com/2019/09/05/where-does-the-tiger-live-reservation-vs-inclusion/#more-538

Smith, S., & Watson, J. (2010). A guide for interpreting life narratives. Reading Autobiography. Minneapolis, Min: University of Minnesota Press.

TED Talks. (2009). Adichie, C. N. (2009). Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história [Youtube Channel]. Recuparado de http://www.youtube.com/watch?v=D9Ihs241zeg

Unnithan-Kumar, M. (1997). Identity, gender and poverty. new perspectives on caste and tribe in Rajasthan. Oxford, UK: Berghahn Books.

Velip, P. (2019). A Velip writes back. Recuperado de www.hanvkonn.wordpress.com/2019/08/09/a-velip-writes-back/

WielewickiI, V. H. G. (2017). Narrativas multimodais e possibilidades para uma educação pluralista. In N. H. Takaki, & R. F. Maciel (Orgs.), Letramentos em terra de Paulo Freire (p. 77-88). Campinas, SP: Pontes.

Xavier, P. D. (1993). Goa: a social history. Panaji, IN: Rajhauns offset.

Publicado
2024-05-03
Cómo citar
Festino, C. G., & Mattos, A. M. de A. (2024). Narrativas de vida e testemunhos de mulheres escritoras da comunidade Adivasi de Goa: interseções entre literatura, memória e pós-memória. Acta Scientiarum. Language and Culture, 46(1), e67983. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v46i1.67983
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus