<b>Descartes e Drummond – a arte da filosofia e a filosofia da arte</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i1.7056

  • Fernanda Ribeiro Queiroz Oliveira Instituto Federal de Brasília

Resumen

Descartes e Drummond, em suas propostas de observação e elaboração do mundo, aparentemente tão diferentes, aproximam-se no zelo estético, na construção de imagens que vivificam conceitos na compreensão da realidade. Uso da razão e busca subjetiva podem ser menos díspares do que o supõe o senso comum. Sendo assim, foi utilizada uma abordagem comparativa entre o trabalho estético presente na obra cartesiana Meditações Metafísicas (2000) e poemas drummondianos selecionados a partir da convergência de temas ou figuras com a referida obra. Realizou-se um percurso de crítica literária baseada nas quatro razões apresentadas por Descartes. Observou-se que a utilização do mesmo veículo, a linguagem verbal, não constitui, per si, fator de aproximação entre autores, mas a seleção de imagens, a construção dos símbolos e seus desdobramentos. Enquanto Drummond verifica a imponência e impotência do lavor poético, Descartes imprime, por meio de recursos estéticos, a construção da estesia na criação de conceitos que buscam negá-la. Enquanto um se entrega ao abismo simbólico da língua, o outro busca superá-lo e, nessa aparente oposição, unem-se pela convergência simbólica.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fernanda Ribeiro Queiroz Oliveira, Instituto Federal de Brasília
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1999) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Goiás (2007). Atualmente é professor do Instituto Federal de Brasília - Campus Taguatinga Centro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, discurso, teoria, leitura, história e literatura, imaginário; teoria da literatura; filosofia da linguagem, imaginário, poesia, cecília, mito, religião e literatura, cinema, técnicas narrativas, imagem. Autora dos livros Face ao Professor (2003), Canto e corte - a epica e o drama nas vozes de Cecilia Meireles e Joao Cabral de Melo Neto (2006), As santas quebradas - a violência contra a mulher pela voz das vítimas (2010), ?Ela Bela Cela (2011), A princesa sozinha no apartamento (2011)
Publicado
2012-09-04
Cómo citar
Oliveira, F. R. Q. (2012). <b>Descartes e Drummond – a arte da filosofia e a filosofia da arte</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i1.7056. Acta Scientiarum. Language and Culture, 35(1), 39-48. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v35i1.7056
Sección
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus