“Eu não procuro; eu encontro” (Entrevista com a professora Leda Verdiani Tfouni)

  • Aline Suelen Santos Sabatini Universidade Federal de Alagoas
  • Cristiane Carneiro Capristano Universidade Estadual de Maringá
  • Elaine Cristina de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Resumen

Falar em alfabetização e em letramento no Brasil, hoje, é necessariamente encontrar a obra e o pensamento da professora Leda Verdiani Tfouni, referência fundamental pela profundidade e pelo rigor de suas contribuições teóricas sobre esses temas. Graduada em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Aquisição da Linguagem pela University of California e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Leda Tfouni foi pioneira ao trazer para o debate brasileiro uma compreensão crítica e sócio-histórica dos processos que envolvem aprender a ler e a escrever.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Citas

Abaurre, M. B. M., Fiad, R. S., & Mayrink-Sabinson, M. L. T. (2000). Investigando a singularidade dos sujeitos no processo de aquisição da escrita. Educação em Revista, 31(1), 135–151.

Belintane, C. (2013). Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento. Cortez.

Belintane, C. (2017). Da corporalidade lúdica à leitura significativa: subsídios para formação de professores. Scortecci.

Brasil. (2019). Política Nacional de Alfabetização. Ministério da Educação, Secretaria de Alfabetização.

Capristano, C. C. (2004). A propósito da escrita infantil: uma reflexão sobre as segmentações não-convencionais. Letras de Hoje, 39(3), 245–260.

Chacon, L. (2006). Prosódia e letramento em hipersegmentações: reflexões sobre a aquisição da noção de palavra. In M. L. G. Côrrea & F. Boch (Orgs.), Ensino de língua: representação e letramento (pp. 155–167). Mercado de Letras.

Chacon, L. (2021). A relação fala/escrita em dados não-convencionais de escrita infantil. Cadernos de Linguística, 2, 1–17. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id328

Chizzotti, A. (1992). O cotidiano e as pesquisas em educação. In I. Fazenda (Org.), Novos enfoques da pesquisa educacional. Cortez.

Coracini, M. J. (2007). A celebração do outro: Arquivo, memória e identidade. Mercado de Letras.

Costa, A. (2001). Corpo e escrita: Relações entre memória e transmissão da experiência. Relume Dumará.

Durán, M. G. (2007). Maneiras de pensar o cotidiano com Michel de Certeau. Diálogo Educacional, 7(22), 115–128. https://doi.org/10.7213/rde.v7i22.4177

Ernaux, A. (n.d.). Les armoires vides [Vídeo]. YouTube. https://youtu.be/hyZGfWfdExw

Ernaux, A. (1974). Les armoires vides. Gallimard.

Gallo, S. M. L. (2008). Como o texto se produz: uma perspectiva discursiva. Nova Letra.

Ginzburg, C. (1989). Mitos, emblemas, sinais. Companhia das Letras.

Ginzburg, C. (2006). O queijo e os vermes. Companhia de Bolso.

Goody, J. (1977). The domestication of the savage mind. Cambridge University Press.

Goody, J. (1986). The logic of writing and the organization of society. Cambridge University Press.

Goody, J. (1987). The interface between the written and the oral. Cambridge University Press.

Goody, J. (Ed.). (1968). Literacy in traditional societies. Cambridge University Press.

Greenfield, P. M. (1972). Oral or written language: The consequences for cognitive development in Africa, the United States and England. Language and Speech, 15(2), 169–178. https://doi.org/10.1177/002383097201500207

Iaconello, V. A. (2024, 2 de dezembro). Psicanálise e seus predicados. Folha de S.Paulo, p. A37. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/vera-iaconelli/2024/12/apsicanalise-e-seus-predicados.shtml

Luria, A. R. (1977). Cognitive development: Its cultural and social foundations. Harvard University Press.

Monte-Serrat, D. M., Tfouni, L. V., & Pimenta, L. (2012). Acontecimento e instante decisivo no discurso fotográfico: Desconstruindo efeitos ideológicos óbvios em uma fotografia. Linguagens & Cidadania, 14, 1–14

Pêcheux, M. (1997). Ler o arquivo hoje. In E. P. Orlandi (Org.), Gestos de leitura: Da história no discurso (pp. 52–64). Editora da Universidade Estadual de Campinas.

Pêcheux, M. (2002). Discurso: Estrutura ou acontecimento? Pontes.

Pêcheux, M. (1988). Semântica e discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. (E. P. Orlandi, Trad.). Pontes.

Pereira, A. C. (2011). Letramento e reificação da escrita. Mercado de Letras.

Scarcella, F. (2024, 25 de outubro). Lula e Bolsonaro perderam influência, dizem eleitores de Boulos e Nunes. Jornal de Brasília. https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/politica-e-poder/lula-e-bolsonaro-perderaminfluencia-dizem-eleitores-de-boulos-e-nunes/

Soares, M. B. (2004). Letramento e alfabetização: As muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, 25, 5–17. https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002

Street, B. V. (1989). Literacy in theory and practice. Cambridge University Press.

Street, B. V. (2014). Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação (Marcos Bagno, Trad.). Parábola Editorial.

Street, B. V. (1993). Preface. In M. Prinsloo & M. Breier (Eds.), The social uses of literacy (pp. 1–9). John Benjamins Publishing Company.

Tenani, L. E. (2013). Hipersegmentação de palavras: Análise de aspectos prosódicos e discursivos. Linguagem & Ensino, 16, 305–324.

Tenani, L. E. (2017). Estruturas morfossintática e prosódica dos enunciados: fatores para hipersegmentações. Domínios De Lingu@gem, 11(3), 600-626. https://doi.org/10.14393/DL30-v11n3a2017-8

Tfouni, L. V. (1988) Adultos não alfabetizados: o avesso do avesso.Pontes.

Tfouni, F. E. (2003). A fantasia capitalista do sujeito centrado e o desmentido fetichista [Manuscrito não publicado].

Tfouni, L. V. (2001). A dispersão e a deriva na constituição da autoria e suas implicações para uma teoria do letramento. In I. Signorini (Org.), Investigando a relação oral/escrito e as teorias do letramento (pp. 77–96). Mercado de Letras.

Tfouni, L. V. (2004). Interpretação e autoria: Trabalho do analista. Correio da APPOA: Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 52–59.

Tfouni, L. V. (1999). Letramento e escolaridade no Brasil: Uma relação imprecisa. Hispeci & Lema, 4, 27–33.

Tfouni, L. V. (2005). Letramento e alfabetização (7a ed.). Cortez

Tfouni, L. V. (2008). Autoria e contenção da deriva. In L. V. Tfouni (Org.), Múltiplas faces da autoria: Análise do discurso, psicanálise, literatura, modernidade e enunciação. Editora Unijuí.

Tfouni, L. V. (2010). Letramento e alfabetização (9a ed.). Cortez.

Tfouni, L. V. (2021). Letramento e autoria: Dispersão e deriva dos sentidos. Cadernos de Linguística, 2(1), 1–20. https://doi.org/10.25189/2675-4916.2021.v2.n1.id299

Tfouni, L. V., & Pereira, A. C. (2025, no prelo). Sobre o significante em deriva e a segmentação como lugar de estabilização. Acta Scientiarum. Language and Culture, 47, e76908.

Tfouni, L. V., Assolini, F. E. P., & Pereira, A. C. (2019). Letramento: É possível uma escrita despida da oralidade? Pro-Posições, 30(2), 1–21. https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0023

Voloshinov, V. N. (1986). Marxismo e filosofia da linguagem [Obra atribuída por alguns estudiosos a Mikhail Bakhtin]. Editora Hucitec.

Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Martins Fontes.

Publicado
2025-12-03
Cómo citar
Sabatini, A. S. S., Capristano, C. C., & Oliveira, E. C. de. (2025). “Eu não procuro; eu encontro” (Entrevista com a professora Leda Verdiani Tfouni). Acta Scientiarum. Language and Culture, 47(2), e80195. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v47i2.80195
Sección
Entrevista_linguistica

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus