<b>Prática como componente curricular e sua implementação em sala de aula na visão de formadores de um curso de Letras</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13798

  • Luciana Cabrini Simões Calvo Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Adelaide de Freitas Universidade Estadual de Maringá

Résumé

Este trabalho visa a investigar a compreensão de formadores de um curso de Letras sobre a prática como componente curricular e como ela, no dizer deles, é implementada em sala de aula. Um questionário com perguntas abertas respondido por esses profissionais foi o instrumento de pesquisa utilizado. Resultados apontam um avanço no sentido de os formadores pesquisados já reconhecerem a importância e a necessidade de se contemplar o componente prático desde o início do curso e de procurarem desenvolver atividades para que isso se efetue. Não foram observados, porém, exemplos de que é possível partir da própria prática para levantar questões a serem teorizadas nem propostas ou relatos de prática que sinalizem um trabalho colaborativo com o contexto da educação básica numa relação mais dialógica. Considerou-se, então, a importância de se ter clareza do conceito de transposição didática para o trabalho com a prática como componente curricular, bem como a necessidade e a relevância de ações coletivas entre os formadores para um maior envolvimento e comprometimento com a formação docente inicial.

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Publiée
2011-08-08
Comment citer
Calvo, L. C. S., & Freitas, M. A. de. (2011). <b>Prática como componente curricular e sua implementação em sala de aula na visão de formadores de um curso de Letras</b&gt; - doi: 10.4025/actascilangcult.v33i2.13798. Acta Scientiarum. Language and Culture, 33(2), 315-327. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v33i2.13798
Rubrique
Linguistique

 

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