<b>Thomas Hardy: teoria estética e produção literária<b>

  • Carolina Geaquinto Paganine Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Thomas Hardy, representação, realismo

Resumo

O presente artigo examina a visão de Thomas Hardy sobre estética e literatura, tal como se pode depreender de suas anotações pessoais e dos três únicos textos teóricos sobre o assunto que chegou a publicar, a saber The Profitable Reading of Fiction (1888), Candour in English Fiction (1890) e The Science of Fiction (1891). Esses textos são examinados em paralelo com as ideias de Georg Lukács (1968) sobre a estética realista e naturalista, observando os pontos de aproximação entre os dois autores. Em seguida, reflete-se sobre como os pressupostos teóricos de Hardy se desenvolvem em sua própria obra de ficção a partir de alguns exemplos de contos e romances e levando em consideração o ponto de vista da crítica sobre a posição de Hardy no panorama da literatura inglesa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Geaquinto Paganine, Universidade Federal de Santa Catarina
Doutorado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), com pesquisa na área de tradução comentada de textos literários, centrada nos comentários sobre cadeia de significantes, hipotipose e dialeto referentes à minha tradução de três contos de Thomas Hardy. Bacharel em Letras Tradução Inglês (2004) pela Universidade de Brasília. Atualmente desenvolvo pesquisa de pós-doutorado (UFSC-Reuni) sobre a tradução dos contos de Life's Little Ironies, de Thomas Hardy. Minhas áreas de interesse e atuação são: Língua Inglesa e Estudos da Linguagem; Literaturas Estrangeiras Modernas; Estudos da Tradução.
Publicado
2014-03-18
Como Citar
Paganine, C. G. (2014). <b>Thomas Hardy: teoria estética e produção literária<b&gt;. Acta Scientiarum. Language and Culture, 36(1), 29-35. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v36i1.18557
Seção
Literatura

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus