<b>A discursividade do racismo de cor: irrupção e deslocamentos históricos</b> - doi: 10.4025/actascilangcult.v35i4.20279
Resumo
Ao discutir as concepções de a priori histórico, arqueologia e genealogia foucaultianos, o objetivo deste estudo é compreender as relações de poder, os jogos de força que fazem funcionar um discurso dito verdadeiro que estereotipa sujeitos e contribui para uma padronização identitária branca. Priorizamos entender a irrupção e deslocamentos dos resquícios de sentido que tem construído o ethos do branqueamento pelos discursos da estética e beleza, mediante a regularidade neles existente. Para tanto, partimos de dispositivos teórico e analítico: o primeiro ancora-se na Análise do Discurso de linha francesa, sob o crivo de Foucault (2006a e b, 2007, 2008, 2010a e b), bem como em teóricos das Ciências Humanas e Sociais, destacando entre eles Munanga (1988, 2006a e b), Guimarães (2004, 2008) e Domingues (2002, 2005); quanto ao segundo, o olhar do analista se alicerça sob a base teórica especificada em dialogicidade com as materialidades linguística e discursiva, oriundas do corpus constituído pelos discursos de rótulos e propagandas, recortando nestes especificidades que tramitam entre o imagético e o linguístico. A saber, as terminologias branqueia, pele, controle, frizz do cabelo, entre outras; quanto à imagem, os tipos possuidores de características historicamente privilegiadas, que atendem à lógica da padronização.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.