<b>Gesto didático de regulação interna de cunho diagnóstico no procedimento ‘sequência didática de gêneros’

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros Universidade Estadual do Norte do Paraná

Résumé

Este artigo traz resultados de uma pesquisa de doutoramento fundamentada nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), particularmente, na sua vertente didática. Os dados investigados foram gerados em uma pesquisa de campo de cunho colaborativo-intervencionista, realizada em uma escola pública da cidade de Londrina, estado do Paraná, em uma turma do 6.º ano, focada na transposição didática do gênero ‘carta de reclamação’, sob a instrumentalização do procedimento ‘sequência didática de gêneros’ (SDG). O foco epistemológico deste artigo concentra-se na análise de um dos gestos didáticos fundadores: a ‘regulação interna’ – instrumentalizada pela avaliação diagnóstica da produção inicial dos alunos. O objetivo é mostrar a concretização desse gesto no interior do desenvolvimento dessa fase da SDG, destacando tanto os resultados do processo diagnóstico do aprendizado como os gestos didáticos específicos mobilizados para ancorar essa etapa do projeto de ensino. Verificou-se que o gesto didático de regulação interna, de cunho diagnóstico, mobilizado após a escrita da primeira versão do gênero, é essencial para o desenvolvimento global da SDG, pois evidencia os ‘erros’ que necessitam de intervenção didática.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Eliana Merlin Deganutti de Barros, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio. Atua como docente no Curso de Letras, na Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e no PROFLETRAS. É coordenadora da Especialização em Ensino da Língua Portuguesa e do subprojeto PIBID Letras/Literatura. Pesquisadora dos GT GETELIN (UENP), GEMFOR (UEL) e GEDFOR (UFGD). Mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem (UEL).
Publiée
2015-10-01
Comment citer
Barros, E. M. D. de. (2015). <b&gt;Gesto didático de regulação interna de cunho diagnóstico no procedimento ‘sequência didática de gêneros’. Acta Scientiarum. Language and Culture, 37(4), 335-346. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.24779
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus