<b>Gesto didático de regulação interna de cunho diagnóstico no procedimento ‘sequência didática de gêneros’
Résumé
Este artigo traz resultados de uma pesquisa de doutoramento fundamentada nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), particularmente, na sua vertente didática. Os dados investigados foram gerados em uma pesquisa de campo de cunho colaborativo-intervencionista, realizada em uma escola pública da cidade de Londrina, estado do Paraná, em uma turma do 6.º ano, focada na transposição didática do gênero ‘carta de reclamação’, sob a instrumentalização do procedimento ‘sequência didática de gêneros’ (SDG). O foco epistemológico deste artigo concentra-se na análise de um dos gestos didáticos fundadores: a ‘regulação interna’ – instrumentalizada pela avaliação diagnóstica da produção inicial dos alunos. O objetivo é mostrar a concretização desse gesto no interior do desenvolvimento dessa fase da SDG, destacando tanto os resultados do processo diagnóstico do aprendizado como os gestos didáticos específicos mobilizados para ancorar essa etapa do projeto de ensino. Verificou-se que o gesto didático de regulação interna, de cunho diagnóstico, mobilizado após a escrita da primeira versão do gênero, é essencial para o desenvolvimento global da SDG, pois evidencia os ‘erros’ que necessitam de intervenção didática.
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