<b> gênero questão interpretativa como ferramenta de ensino de leitura

  • Guilherme Rocha Duran Universidade Federal de São Carlos
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá

Résumé

A aprendizagem da interpretação é negligenciada na esfera educacional, contrariando proposições teóricas da concepção interativa da linguagem. Os gêneros discursivos típicos do ambiente escolar – como as questões – não são, de modo geral, ensinados formalmente. Nossa proposta neste artigo é apresentar o gênero discursivo Questão Interpretativa enquanto ferramenta de aprendizagem da interpretação, levando em conta sua produção colaborativa entre interlocutores para a realização do texto-questão e do texto-resposta. Para tanto, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos da Linguística Aplicada, respeitando a orientação teórica proposta pelo Círculo de Bakhtin de concepção de linguagem enquanto interação, bem como sua concepção sobre os gêneros do discurso e as orientações teórico-metodológicas da Análise Dialógica do Discurso, suportados ainda pelos pesquisadores respondedores a questões dessa natureza, como Menegassi, Sobral, Fiorin, Travaglia, Rojo etc. Nosso corpus constitui-se de um texto-questão e textos-respostas produzidos por professores em formação inicial do primeiro ano de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Os resultados da investigação indicam que a interpretação configura a interação entre o sujeito que a produz e seu(s) interlocutor(es), os textos retomados no gesto interpretativo. Assim, a interação social ocorre através da interpretação, ratificando a Questão Interpretativa como ferramenta de aprendizagem dessa etapa da leitura.

 

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Publiée
2016-04-27
Comment citer
Duran, G. R., & Menegassi, R. J. (2016). <b&gt; gênero questão interpretativa como ferramenta de ensino de leitura. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(2), 117-127. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i2.26434
Rubrique
Linguistique

 

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