<b>Agraciamento da Grande Medalha da Inconfidência a João Stédile sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-funcional

  • Marcelo Modolo Universidade de São Paulo
  • Alfredo Vital Oliveira Universidade de São Paulo

Résumé

 

Este artigo visa a apresentar uma análise de seis textos que tratam da repercussão do recebimento da Grande Medalha da Inconfidência por João Pedro Stédile, coordenador do Movimento dos Sem-Terra, em cerimônia pública, que ocorreu em 21 de abril de 2015, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Para tanto, utilizou-se o sistema sociossemântico desenvolvido a partir da Linguística Sistêmico-funcional de Halliday e Matthiessen (2004). Os textos do corpus foram analisados e classificados dentro de quatro grandes grupos (materiais, mentais, relacionais e verbais), de acordo com a classificação cognitivo-funcional de Lavid, Arús, e Zamorano-Mansilla (2010). Dos resultados dessa análise, pode-se verificar que os autores utilizaram, de forma semelhante, o processo material como o mais frequente; que os sites que, em tese, possuem um público mais escolarizado utilizaram com maior frequência processos mentais; que autores mais bem definidos ideologicamente adotam uma rígida postura, ou positivas ou negativas, e, raramente, utilizam da voz de terceiros, para indicar seus posicionamentos. Assim, ficou nítida a influência do contexto de cultura (onde se inclui a ideologia) de cada um dos autores dos textos nas escolhas linguísticas de cada um, observadas sob a perspectiva da metafunção ideacional, e analisadas por meio do sistema da transitividade dos processos oracionais.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Marcelo Modolo, Universidade de São Paulo
Possui graduação em Letras (português e francês) pela Universidade de São Paulo (bacharelado e licenciatura: 1994); mestrado (1998) e doutorado (2004) em Filologia e Língua Portuguesa pela mesma Universidade. Pós-doutorado (2006) em linguística histórica e semântica cognitiva pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de Filologia e Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Também editor da Revista Estudos Linguísticos do GEL e coautor com o Professor Henrique Santos Braga da coluna Academia , publicada mensalmente na revista Língua Portuguesa , em que contribui para a divulgação científica de trabalhos do campo das Letras. Tem experiência na área de linguística e filologia, atuando principalmente nos seguintes temas: morfossintaxe do português de uma perspectiva cognitivo-funcionalista, filologia (crítica textual) de manuscritos modernos e divulgação científica. 
Publiée
2016-04-27
Comment citer
Modolo, M., & Oliveira, A. V. (2016). <b&gt;Agraciamento da Grande Medalha da Inconfidência a João Stédile sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-funcional. Acta Scientiarum. Language and Culture, 38(2), 169-182. https://doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i2.29274
Rubrique
Linguistique

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus

 

 

0.1
2019CiteScore
 
 
45th percentile
Powered by  Scopus